quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

NOVO TEMPLO ENCONTRADO PRÓXIMO A JERUSALÉM NA MESMA ÉPOCA DO TEMPLO DE SALOMÃO



Em 2012, foi encontrado um novo templo judaíta em Tel Moza pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), próximo à Jerusalém. Tel Moza é identificada com a cidade benjamita de Mosa descrita em Josué 18:26. O templo é datado do final do século X e início do século IX a.C..

No ano passado, conforme informado no site da Universidade de Tel Aviv, foi iniciada a primeira escavação acadêmica no local. A escavação foi liderada por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e da IAA. Na edição de janeiro/fevereiro deste ano da revista Biblical Archaeology Review foi publicado um artigo escrito por Oded Lipschits e Shua Kisilevitz sobre esta escavação.

Juntamente com o templo, foram encontradas estatuetas em forma humana, estatuetas de cavalos, uma plataforma de culto decorada com um par de leões ou esfinges, um altar de pedra, uma mesa de oferendas de pedra e uma cova cheia de cinzas e ossos de animais.

Segue um trecho da matéria do jornal Haaretz sobre o assunto:

"O centro de culto foi construído em cima de um celeiro. Lipschits vê isso como uma explicação para o processo de construção. 'Um governante local constrói um local para armazenar produtos agrícolas e, em um segundo estágio, ele estabelece um templo no mesmo local. Eles têm uma comunidade de 100 a 150 famílias e o chefe local construiu um templo para eles. Mais ou menos a mesma coisa foi feita em Jerusalém por um chefe local depois que ele também tentou estabelecer seu governo. Ambas as comunidades existem em paralelo. O regime em Jerusalém amplia sua influência para abranger novos grupos populacionais, mas o templo em Motza continua a existir', diz Lipschits.

Lipschits diz que o reino da Judéia não era um reino centralizado, mas construiu alianças entre o rei em Jerusalém e os governantes locais. Motza, de acordo com a teoria, tinha um governante relativamente forte que conseguiu manter a independência religiosa de Jerusalém.

Uma das questões interessantes que o templo de Motza levanta é como ele sobreviveu às reformas religiosas que os reis Ezequias e Josias lideraram nos séculos VII e VIII A.E.C.. Sob essas reformas, de acordo com a Bíblia, eram proibidos os locais de culto que competiam com Jerusalém, e muitos locais templos foram destruídos. Pesquisadores descobriram que os restos dos templos foram destruídos sob essas reformas em Tel Arad e Tel Be'er Sheva. Lipschits acredita que a razão para isso é que tanto Arad quanto Be'er Sheva tinham fortes militares diretamente subordinados ao rei, enquanto Motza tinha uma comunidade onde o rei não podia impor sua vontade.

E, ainda assim, o templo de Motza levanta algumas questões complexas. Não apenas estava muito perto do templo em Jerusalém, a apenas 5 quilômetros de distância, mas também sobreviveu e continua funcionando aparentemente sem interrupções, não apenas após as reformas, mas também após a destruição do Primeiro Templo. O templo de Motza foi presumivelmente abandonado, sem ser destruído, durante o período de retorno a Sião após o exílio na Babilônia, no século VI A.E.C.."

Veja mais informações em:


Publicação no site da Universidade de Tel Aviv:
https://english.tau.ac.il/news/new_temple

Publicação no Haaretz:
https://www.haaretz.com/archaeology/.premium-temple-found-near-j-lem-challenges-archaeologists-assumptions-on-first-temple-1.8492874

Edição de janeiro/fevereiro da revista Biblical Archaeology Review:
https://www.biblicalarchaeology.org/magazine-issue/biblical-archaeology-review-january-february-2020/

Artigo escrito por Oded Lipschits e Shua Kisilevitz:
https://www.baslibrary.org/biblical-archaeology-review/46/1/4

2 comentários:

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